segunda-feira, 28 de junho de 2010

Edificação.

Em cada partida uma nova descoberta. Além do antigo colchão e da velha coberta, ficam as pessoas que fizeram parte da sua construção.
No caminho da nova vida, outras pessoas farão sua acolhida, outra cultura estabelecerá os alicerces do seu conhecimento.

É a vida em movimento, mudança e sentimento parecem frequências de onda de rádio traduzidas na canção do rock nacional. No som do carro, a cabeça se preenche de informação, e a visão que deslumbra novas imagens não se desliga um minuto das placas de sinalização. Cuidados com a contramão complicam os caminhos que já se desenham na tela do GPS.

Em breve as estradas estarão na cabeça, e os recursos ampliados.
As amizades no coração, as lembranças na recordação.
A vida em movimento e ação, mudando os caminhos de uma geração.
Solidão, solidariedade ou convicção.

De repente no Supermercado, brigando pelo último doce de leite, está aquela que ficará para sempre do seu lado, no presente que no futuro será passado em cada canto, cidade ou estado.

E os anos vão passando, os cabelos branqueando, a fé aumentando, os filhos crescendo, os problemas de saúde aparecendo, os exames de rotina, as visitas as clinicas, o olhar fraternal das meninas.

E quando o ciclo parece estar estável e as mudanças estacionadas na rotina e a edificação completada com alicerce sólido.
É que outra construção começa a ser edificada no casamento da sua menina, na faculdade do seu filho caçula, na mudança dos vizinhos, da cultura de cidade, estado e vida.

sábado, 26 de junho de 2010

Onde insisto... existo.

Das vezes em que se insiste.
Do calor do sangue que corre nas veias.
Do olhar que calmo, se levanta.
Dos porquês que ficaram.

Das respostas que virão.
Das vezes em que bate o coração.
Das mãos que se movem em ação.
Das respostas a indagação.

Entre as formas de possuir a vida.
E de ser possuído por ela.
Entre as flores no jardim.
E os anjos que seguiram Cristo.
O espaço vazio e calmo onde reside o ar
E os pés na superficíe.

Dias de luta e de justiça.
Brilham mais forte que a velocidade do tempo.
E o sentimento maior vem da certeza de que a vida vale a pena.
No frio da barriga.
No medo superado.
No atrito ou no grito.
Onde insisto, existo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma Breve Visão do Mundo...

Época de ser criança, todos são amigos, a vida é brincar de jogar bolinha de gude, trocar figurinhas de chiclete, transformar qualquer objeto redondo em bola, e brincar como loucos num futebol de rua, até que a laranja explode em um chute a gol.

Bons tempos, mas hoje a grande explosão que se vê no mundo, além das bombas americanas que destruíram o território iraquiano, é a enorme explosão tecnológica. Basta sair nas ruas e ouvir os celulares tocando por todos os lados, e quand ose vai ao banco não esquecer de dizer Bom Dia!, Boa Tarde!, Boa Noite!, ao atendente eletrônico, incansável e eficaz trabalhador que vem mudando o mercado.

Do lado de fora, olha se para as placas, Centro a direita, Bairro São João a esquerda, Faculdade logo em frente, informações disponíveis para todos que sabem ler, mas que não parecem interessar muito uma senhora bem velhinha, que vem com uma bengalinha e um cachorro de guia e a um outro senhor que vem com os olhos atentos na telinha de seu celular, tendo uma breve visão da bolsa de valores, de repente este senhor entra com pressa no banco, e então a surpresa, "aquela fila!!!"
Incompetência do atendimento eletrônico?
Não muito pelo contrário, é que lá na frente há um homem de semblante um pouco triste, ele até fala a lingua de nosso atendente eletrônico, mas eles não conseguem se entender sem a ajuda de um tradutor.

Quem o vê, nem imagina a importância que ele já teve um dia para aquela fábrica famosa de automóveis, a mesma que o substituiu por máquinas inteligentes, as quais ele nem sabe colocar para funcionar. Mas nosso amigo está no fim da fila não está com vontade de esperar, rapidamente ele "saca" o "CELULAR" do bolso, e muito mais rápido que todos ali ele consegue ver o saldo bancário, satisfeito ele segue em frente, e entra em seu carro, com vidros a prova de balas, afinal sair de caso hoje é um PERIGO!!!

Chega em casa e o primeiro que encontra é o seu filho mais novo, o menino está "chutando uma bola" com os amigos em "em rede". Mas é claro que ele fez o deve de casa antes; "OPA!!!" Ele esqueceu de fazer aquela pesquisa sobre dinossauros, mas já sabe o que fazer, interrompe o futebol e começa uma breve visita aos museus arqueológicos do mundo inteiro, de maneira eficaz, ele coleta as informações necessárias para fazer a pesquisa, e consegue voltar ao futebol antes do final do primeiro tempo. Mas ele não irá jogar o segundo tempo, pos acaba de chegar o irmão mais velho, que vai logo acabando com a "festa dele", ele tem um ótimo motivo, afinal ficou se aprontando o dia inteiro, é que está a esperar por ele a namoradinha virtual, e cá entre nós mulher odeia ficar esperando, chegado então o tão esperado momento, conversa vai, conversa vem e ela pergunta se ele se lembra da Luluzinha? Ele responde perguntando:
-Qual o orkut, email ou msn dela?
A namorada virtual diz:
- Ela não se liga em computador...
Ele pensa...
Nossa que menina estranha!!! "Isto é tão esquisito, quanto não atender ao telefone, não ouvir rádio e não assistir televisão".

No sofá o irmão mais novo dorme, ele deve estar muito cansado, afinal passou o dia inteiro jogando bola, passeando por museus arqueológicos ao mesmo tempo que atendia ao telefone fixo.

Lendo o texto acima, fica fácil compreender que a tecnologia está mudando o mundo, seja trazendo aspectos positivos quanto negativos. Bom de qualquer forma é preciso compreender que ela vem causando uma reviravolta no mundo das informações, e que tome cuidado aquele que não pegar carona neste bonde.

A importância de um sonho.

Desde a aparência simples do blog, a verdadeira essência da construção das palavras.
Não leio o tanto que gostaria, mas graças a Deus tenho tido em minhas últimas leituras a qualidade que busco para enfrentar minhas aflições e anseios no caminho da vida. Tive o prazer de ler o livro: O que realmente importa de Anderson Cavalcante, e estou iniciando a leitura de: O Vendedor de Sonhos e a revolução dos anônimos de Augusto Cury.

Anderson Cavalcante, te instiga a encontrar os seus desejos e te ensina a construir um plano de metas em todos os campos da sua vida, com pensamentos vivos e linguagem intrigante, te provoca a escutar seu coração e buscar a espiritualidade e os valores que hoje estão dilacerados na sociedade de forma geral.

Sou apaixonado pela vida em todas as suas instâncias...
Admiro o prazer de cada gole de um copo de água, gosto de observar a caminhada de uma formiga com um grão de arroz na costa, ou a forma como os passáros voam em bando. Sou um profundo admirador do dia e da vida, e da efemeridade do tempo.

Quando o fundador do budismo definiu as quatro verdades que são os princípios de seus ensinamentos, ele abdicou de todos os bens materiais para encontrar suas verdadeiras necessidades,felicidade, mistério e missão de vida.

Gosto da idéia do andarilho de O Vendedor de Sonhos, desprendido das imposições sociais, onde seu escritório é ao ar livre, bosques e arredores. Onde suas necessidades são realmente as importantes, como comida, bebida e cobertor. Onde suas inquietações estão no estudo do mistério da vida, onde ele acompanha lentamente o passo dos idosos se deleitando com cada ensinamento. Onde coisas que nos parecem tão banais é para ele tão importantes e sábias.

A vida é tão curta, e pode ser tão cruel se não enxergarmos nossas verdadeiras necessidades de felicidade.
Acredito fielmente que não há crescimento sem dor, vitória sem luta, realização sem sonho. Mas muitas vezes nos afastamos da verdadeira essência para nos aprisionar em sonhos que não são os nossos. Buscamos a dor que não a leva a vitória porque lutamos por causas que não são as nossas.

Se desprender da futilidade é o primeiro passo ao encontro de um sonho que realmente importa. Seguir um sonho que vale a pena acresce na vida de cada um, o prazer da vitória, o sabor de cada conquista e enchem o espírito de vida simplesmente por observar um pôr de sol.

Ficam as dicas dos livros, enquanto defino meus reais objetivos e sonhos.
Espero que cada um de vocês busquem com fé o Sonho que Realmente Importa.

Segue abaixo os endereços para quem possa interessar:

http://www.andersoncavalcante.com.br/
http://www.augustocury.com.br/

Abraços.